domingo, 1 de maio de 2016

Quando a voz do menino e da menina mudam? Com quantos anos? E como acontece?

Entenda quais são as mudanças na voz de meninos e meninas.

A adolescência consiste no período de transição entre a infância e a idade adulta que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) ocorre no período dos 10 aos 19 anos de idade. É uma etapa de crescimento e desenvolvimento do ser humano, marcada por grandes transformações físicas (a chamada puberdade), emocionais e sociais.

a puberdade é constituída pelos seguintes marcos:
  • crescimento físico: aceleração, desaceleração, até a parada do crescimento (2o estirão);
  • maturação sexual: desenvolvimento dos órgãos reprodutores e aparecimento dos caracteres sexuais secundários, como os pelos nos meninos e as mamas nas meninas;
  • mudanças na composição corporal; desenvolvimento dos aparelhos respiratório, cardiovascular e outros.

  • Além das visíveis mudanças no corpo dos meninos e meninas, há também mudanças internas perceptíveis, como a voz, que na infância não apresentava características distintas entre meninos e meninas, e agora passa por mudanças facilmente ouvidas, até chegar ao tom (agudo, médio, grave) que permanecerá por toda a vida, mais grave nos homens e mais agudos nas mulheres


Vamos entender por que isso acontece!

No pescoço há praticamente dois importantes tubos: a faringe, por onde o alimento segue com destino ao estômago; e a laringe, cuja função principal é de proteção dos pulmões mas que exerce também importante papel na comunicação, uma vez que, protegidas pelas cartilagens da laringe, encontram-se as pregas vocais (popularmente conhecidas como cordas vocais). A partir da passagem do ar pelas pregas vocais há a geração da voz que segue em direção à cabeça e passa por modificações de acordo com a anatomia de cada pessoa, até ser projetada pela abertura da boca e nariz e, propagar-se pelo ar, podendo assim ser ouvida por todos.
A laringe das crianças tem anatomia semelhante nos meninos e meninas. Na puberdade, a laringe dos meninos passa por um rápido crescimento, graças à ação do hormônio testosterona, provocando o ajustes da musculatura laríngea até sua completa adaptação com pregas vocais mais longas e espessas, que passarão a vibrar de forma mais lenta e vagarosa, gerando uma voz mais grave.
Esse período de adaptação, conhecido como muda vocal, é identificado quando o menino apresenta uma variação extrema entre grave e agudo na voz, como um instrumento musical desafinado. Nas meninas, por apresentarem um crescimento laríngeo menos evidente, a mudança vocal é mais discreta. Geralmente, a muda vocal ocorre entre os 13 e 15 anos nos meninos e um pouco mais cedo nas meninas, entre 12 e 14 anos e tem duração média de 6 meses.
As alterações vocais relacionadas à muda vocal comumente podem extrapolar estes limites de duração e característica vocais observadas. Há mudas vocais que ocorrem antes da puberdade e as que se prolongam após o período de maior mudança corporal. Há também casos em que a muda vocal ocorre de forma incompleta, levando a uma mudança vocal insatisfatória, pois apesar de mais grossa, pode ainda não combinar com o tipo físico do menino.
Nestes casos, o tratamento mais indicado é a reabilitação vocal. O fonoaudiólogo poderá auxiliar nos ajustes necessários à voz, por meio de exercícios e massagens que ajustarão o posicionamento da laringe e, consequentemente, do funcionamento da musculatura laríngea, tendo como resultado uma voz agradável e em harmonia com personalidade e tipo físico da pessoa.

Bom é isso ai pessoal espero que isso ajude quem estiver nessa fase de mudança de voz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário